Incluir estratégias de marketing de influência para marcas que buscam posicionamento e relevância e abrir-se a novos públicos ou apresentar seus produtos e lançamentos – tornou-se um grande trunfo para empresas modernas e com um olhar para o futuro. No entanto, mais do que reservar uma parte de suas verbas de marketing para essas ações com influenciadores e ter em mente toda a exponencialidade dessas iniciativas, é preciso aliar dados, estratégia de conteúdo e análises profundas para acertar na escolha dos perfis de influencers que podem verdadeiramente trazer resultados efetivos. E isso, definitivamente, não é tarefa simples.
Se você colocar na busca do Google, é possível encontrar uma infinidade de ofertas de softwares com promessas incríveis para encontrar influencers em todo o mundo. Mas a grande verdade é que raramente elas vão te disponibilizar uma grande oferta de perfis para finalidades específicas, principalmente de influencers de nicho e que podem verdadeiramente fazer match com o DNA da marca. Algumas destas plataformas são os próprios usuários que vão alimentando e, no final, o que temos, na verdade, é uma insuficiência em mapeamento assertivo.
As plataformas de influencers têm sim seu valor no que tange a velocidade de dados e funciona muito bem para o início de uma busca, mas contar apenas a inteligência artificial destas ferramentas é muito pouco para alcançar sucesso em campanhas com criadores de conteúdo digital.
Um termo que se usa dentro das agências de marketing de influência é “mapear na unha”. Isso significa que a busca pode até começar dentro de uma plataforma, como explicado anteriormente, porém estes nomes serão apenas referências para uma busca aprofundada dentro das próprias plataformas em que se pretende trabalhar, como Twitter, Instagram, Youtube, Pinterest, TikTok, Twitch etc.
Dependendo do país ou nicho se quer atuar, a busca dentro das plataformas pode também não ser suficiente, pois depende, entre outras coisas, do próprio criador de conteúdo saber taguear seus posts. É possível recorrer as mídias, que podem trazer entrevistas com profissionais referências em seu nicho e depois de saber o seu nome, a busca pode ser efetiva com uso de palavras-chave e encontrá-los dentro de alguma plataforma.
Claro que nesse sentido, contar com a expertise de uma agência de marketing de influência pode ajudar bastante nesse processo. Composta por um time de especialistas no assunto, uma agência de marketing de influência vai entender o seu negócio, todos os seus objetivos, definir os KPI’s e por meio de relacionamentos já consolidados no setor e com o uso de dados das plataformas e análise de outras especialidades, saberá definir os melhores perfis com a melhor mensagem. Mas, não é só isso! Tão importante quanto achar o perfil ideal, é construir a narrativa certa e estruturar a campanha com criatividade, usando recursos que só boas agências conhecem.
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