Essencial à toda organização que desempenhe um trabalho eficiente de comunicação, contar com um ou mais porta-vozes que saibam se posicionar e tenham o conhecimento de como se preparar para uma entrevista com a imprensa, pode fazer toda a diferença, nos mais diversos cenários.
Seja para aproveitar os espaços de repercussão positiva, conquistados pela assessoria de imprensa, ou mesmo para um posicionamento em um momento de crise, estar preparado para essas oportunidades impacta diretamente no propósito da mensagem que se quer passar, bem como a imagem da companhia que se representa.
Nesse sentido, além da importância do media training, como já falamos aqui, o alinhamento prévio das informações a serem transmitidas, junto ao assessor de imprensa, é fundamental. Levando em conta sua grande expertise e relacionamento com os veículos e formadores de opinião, o profissional de comunicação é capaz de orientar os ponto-chaves a serem destacados, assim como os pontos sensíveis que devem ser evitados ou, em último caso, abordados de maneira inteligente e assertiva.
Como se preparar para uma entrevista na TV
Independentemente se a entrevista for para um canal de TV, rádio, podcast ou mesmo uma live, conhecer a mídia e sua audiência, assim como o próprio perfil do entrevistador, permite estabelecer a sintonia necessária com a mensagem a ser repercutida e os pontos capazes de despertar uma atenção maior dos espectadores, atendendo tanto as expectativas deste grande público, quanto do veículo e do jornalista – o que abrirá novas portas para futuras oportunidades. E aqui, novamente, o assessor de imprensa pode contribuir com uma pesquisa aprofundada sobre essas questões. O profissional avaliará, inclusive, se o canal e o público fazem sentido para a exposição da marca representada.
Entrevistas por vídeo e/ou presenciais, demandam certa atenção a algumas questões que vão um pouco além das já mencionadas. Quando essas entrevistas são gravadas, é possível fazer pausas, solicitar a oportunidade de responder novamente, corrigindo alguns pontos que podem ser melhorados. Em contrapartida, quando a entrevista é ao vivo, não existe uma segunda chance, portanto, é preciso estar preparado, ciente da mensagem que será passada.
Além disso, outros pontos importantes dizem respeito à aparência e comportamento do entrevistado. Vestir-se adequadamente, com roupas de cores sóbrias e sem estampas ou listras, evitar gestos e expressões repetitivas, manter-se calmo, ser sucinto e direto em sua fala, evitando gírias, siglas e termos técnicos, garantirão igualmente uma entrevista positiva.
Como se preparar para uma entrevista em rádio
Diante dos novos formatos midiáticos, hoje, muitas rádios contam também com transmissões ao vivo em seu site, canal do YouTube ou demais redes sociais, como o Instagram. Portanto, aqui, vale seguir com as mesmas dicas das entrevistas para TV, evitando estender demasiadamente sua fala, especialmente se a entrevista contar com a presença de outros participantes, para que cada um tenha seu tempo respeitado.
As rádios podem ser consideradas veículos de grande difusão e repercussão, capazes de impactar milhares de pessoas instantaneamente. Como a maior parte da audiência é formada por ouvintes, quanto mais direta e didática for a entrevista, melhor.
Como se preparar para uma entrevista em podcast
Configurando um novo formato de conteúdo, o podcast pegou carona no auge das plataformas de streaming e continua bastante em alta. Dono de uma audiência assídua e fiel, ao conceder uma entrevista a um podcast, torna-se ainda mais imprescindível conhecer a fundo as temáticas abordadas, a mecânica dos episódios, o estilo de linguagem e o perfil dos entrevistadores. Algumas vezes, as entrevistas podem tratar de assuntos sérios, com um leve toque de humor e ironia – é preciso estar ciente e se preparar para que esse momento seja o mais positivo possível.
Como se preparar para uma entrevista em live
Outro formato de conteúdo que ganhou evidência nos últimos anos e segue em alta, as lives são transmissões ao vivo, especialmente por canais do YouTube ou demais redes sociais, que permitem a interação em tempo real com os espectadores, humanizando e construindo fortes conexões entre os veículos ou influenciadores e seu público, altamente engajado.
Ultimamente, as lives estão entre as melhores oportunidades para trabalhar a visibilidade, consideração e reputação de marca. Além de todos os pontos já mencionados, válidos para diferentes tipos de entrevista, é preciso levar em conta essa audiência interativa, que pode vir com perguntas às vezes sensíveis, outras, sem uma resposta programada. Por isso, somente transmita as informações das quais tiver absoluta certeza e conhecimento.
Como se preparar para uma entrevista por vídeo ou telefone
As entrevistas concedidas à distância, seja por vídeo ou telefone, não diferem muito das abordadas anteriormente. No entanto, vale ressaltar alguns pontos, especialmente relacionados ao ambiente e à conexão. É preciso estar em um local calmo, com boa iluminação, sem ruídos, testar os links e ferramentas utilizadas para a entrevista, como a internet, câmera e microfone dos aparelhos de transmissão – seja o notebook ou celular – a fim de evitar contratempos e interrupções.
Caso o assunto abordado seja muito complexo e traga um alto nível de informações, muitas vezes, é válido enviar um documento escrito como complemento, contendo dados adicionais referentes à temática. Este conteúdo pode ser desenvolvido em modo colaborativo junto à sua assessoria de imprensa.
Veja também:
Media Training: o que é e qual a sua importância