Como uma marca de papel higiênico inovou em sua campanha de marketing de influência 

Desde que as campanhas de marketing de influência passaram a fazer parte das estratégias das marcas, que buscam os caminhos para uma conexão direta com seus consumidores, têm saído à frente as companhias que aportam inovação e trabalham com conteúdos reais, de alcance orgânico e que de fato emponderem suas comunidades. Foi assim que a marca de produtos de higiene Cottonelle, surpreendeu em sua mais nova campanha de marketing de influência, para divulgar sua linha de papéis higiênicos.  

A campanha de marketing de influência da Cottonelle 

Esqueça tudo o que você já viu sobre a seleção de embaixadores ou influenciadores digitais para uma divulgação de sucesso. Ou ainda, o uso de ursinhos fofos, algodão e outros artefatos que demonstrem a máxima suavidade que um papel higiênico pode ter: a Cotonelle adicionou uma boa dose de humor atrevido e foi muito além disso. 

A marca escolheu ninguém menos que o ator, comediante e ex-médico Ken Jeong – sim, o insano chinês Mr. Chow, dos filmes “Se Beber, Não Case!” – para introduzir nas redes uma abordagem de cuidados pessoais chamada “assvertising”. O tom humorístico vem de brinde, por meio da autenticidade de Jeong.  

O vídeo, que aborda de forma divertida uma situação real, vivenciada por muitas pessoas, convida os consumidores a visitarem o microsite da marca e enviar um vídeo que descreva – de maneira apropriada, de acordo com as regras do concurso – sua “situação lá embaixo de uma maneira mais limpa e inteligente”.  

A partir dos conteúdos enviados pelos consumidores, a Kimberly-Clark, companhia detentora da marca, selecionará quatro candidatos como “assvertisers”, que receberão cerca de 10 mil dólares cada um (quase R$ 50 mil) para que desenvolvam conteúdo social, entre outras responsabilidades estipuladas dentro da temática.   

A Cottonelle simplesmente conseguiu unir o melhor dos dois mundos: uma personalidade divertida e aclamada pelo público, ao engajamento de seus consumidores por meio de uma necessidade real; uma grande estratégia que permitiu gerar um buzz considerável e tangibilizar todo seu poder de alcance. 

Veja também: 

Três grandes tendências em marketing de influência para marcas em 2023! 

O que é marketing de influência?