Em tempos de cancelamento, cuidados e atenção ao aprovar conteúdos de marca.

Cuidados e atenção ao aprovar conteúdos de marcas

Por Damaris Lago – CEO ATDC Group

Tem sido um desafio enorme gerenciar a velocidade e ascensão das tecnologias e plataformas de redes sociais. Como se já não bastasse toda a atenção em desenvolver campanhas criativas e fazer escolhas assertivas em um oceano de oportunidades, quando o assunto é conteúdo de marca, sabemos que sem entender o comportamento dos nossos públicos e análises sensíveis dos seus anseios, todo esforço será em vão.

Neste contexto, ter profissionais atualizados, competitivos e capacitados para as suas funções é crucial para a entrega de projetos e campanhas de comunicação, principalmente em tempos de cancelamento e sensibilidade de conteúdo.

Com certeza, os dados e as métricas nos permitem avançar com mais segurança, mas números nunca foram garantia total de efetividade; é preciso aliar criatividade nos formatos e desenhar narrativa inteligente e autêntica no conteúdo com vulnerabilidade de risco. E quem faz isso?

NÓS!!! Profissionais do setor de relações públicas. Se as empresas incluíssem mais os profissionais de RP nas decisões e aprovações de conteúdo de marca, publicidade e ativações internas e externas, a necessidade de gerenciamento de crise cairia consideravelmente. É uma pena que as marcas só lembrem de suas agências de RP depois que a crise já está estabelecida.

Se os responsáveis pela visibilidade e comunicação de marcas, não conseguem aliar projetos e ativações com a necessidade de trazer inovação e efetividade nas mensagens, quem mais deverá fazê-lo dentro das corporações?

A maneira como as marcas se comunicam com os seus clientes e públicos, tem que ser calibrados conforme comportamento humano muda e novos padrões e referências de valores são estabelecidos.  E vamos falar a verdade: gestores de marcas e empresas ainda pensam na sua comunicação em parâmetros de décadas atrás. Mas é compreensível, porque nem todos têm noções mais abrangentes sobre neurociência, psicologia ou acompanham as tendências mais significativas de comunicação.

E deveriam saber? Sim e não, depende!

CEOs, empreendedores e executivos à frente de departamentos comerciais, estão focados em vender, equilibrar contas, expandir e romper fronteiras. Por mais que líderes, de qualquer setor, devam se preocupar com estas questões, a responsabilidade de implementar novas ferramentas e adotar novas posturas na forma de conversar com as pessoas é nossa, profissionais de comunicação.

Com a demanda gigantesca de aprovação de materiais e gestão das ações, também sabemos como é desafiador dar conta de tudo em um mercado onde não podemos falhar nunca.  Eu sempre comparo a profissão de um médico com a profissão de um comunicador e marqueteiro. Um médico equivocado, pode comprometer a saúde de um paciente pelo resto da sua vida; enquanto um profissional de comunicação despreparado, pode levar uma marca para a UTI.

Ter parceiros especialistas, com os pés no chão e sensibilidade suficiente para entender os anseios da sociedade, é o começo de tudo, e é vital.

E aí eu pergunto, você anda bem-acompanhado? Com quem anda dividindo suas ideias e opiniões, e com que grau de segurança você dá o ok final nas aprovações de concepção de campanhas e narrativas de conteúdo?

Juro, não vou “puxar a sardinha pro meu lado”, mas um profissional de relações públicas, bom e capacitado, é claro, tem a sensibilidade inerente para te ajudar a aprovar formatos, ações e mensagens, apontar tendências e elucidar dúvidas que podem afetar a imagem de uma marca de maneira negativa e para sempre. Agências butiques também são ótimas opções para um acompanhamento próximo e cúmplice para alcançar resultados únicos e interessantes. Criatividade e inovação sempre são bem-vindas, mas ter noção do que faz sentido para as pessoas hoje, isso é uma especialidade!