Media training é um treinamento realizado com porta-vozes de empresas para prepara-los para um momento de exposição, seja como palestrante, entrevistado para um mídia ou mesmo uma reunião de prospecção e outras oportunidades de aparição. Usar as palavras certas com técnicas de comunicação assertiva, como uma ferramenta para melhorar os relacionamentos, é uma arte que pode trazer muito saldo positivo e abrir portas.
À medida que nos comunicamos, é muito comum cometermos alguns erros durante a mensagem que queremos transmitir. Já se perguntou quantas vezes temos a certeza de que fomos compreendidos e parece que nosso interlocutor não absorveu o que de fato gostaríamos de dizer? Será que fomos claros o suficiente?
Por isso que tão importante quanto saber o que falar, é entender a melhor maneira de como isso pode ser feito; uma habilidade que pode ser desenvolvida, como tantas outras, para que a fala seja clara, objetiva e coerente, sem vícios de linguagem, com um tom de voz, postura e linguagem corporal adequados. Afinal, o porta-voz é um representante oficial da empresa, todos os seus discursos e a forma como ele se porta, serão diretamente atrelados à imagem do negócio. A opinião pessoal jamais deverá ser exposta nesses momentos.
Para não transformar uma oportunidade de exposição em algo que impacte negativamente sua imagem e da empresa que representa, o que pode gerar uma crise, é preciso ter atenção extrema a alguns pontos.
O porta-voz precisa se preparar para todo e qualquer momento em que vai falar. Independentemente da área em que atue na empresa, é necessário ter conhecimento amplo sobre o negócio e sua atuação, seus objetivos e propósito. Por exemplo, ao ser escalado para uma entrevista, é fundamental pesquisar sobre o veículo. Contar com a consultoria de uma agência de assessoria de imprensa, vale e muito à pena. Os assessores são profissionais que conhecem a fundo cada mídia e os jornalistas que estão a frente, e podem antecipar possíveis perguntas e ajudar a formatar de maneira estratégica e honesta as respostas.
É comum pensar em estratégia de comunicação como uma técnica de “camuflagem” dos erros de atuação de uma empresa e seus pontos fracos, mas não é isso! Estratégia de comunicação nada mais é do que uma ferramenta que desenha, por meio de diagnósticos e estudos de tendências, a identificação dos públicos-alvo e a compreensão de suas necessidades. Diante disso, é definido as principais mensagens a serem transmitidas e os canais mais eficazes para alcançar os públicos.
Como é feito um media training?
Existem diversos formatos, mas o mais comum é aquele em que os executivos se reúnem por um dia inteiro com um time de especialistas e que pode durar até dez horas de treinamento.
A primeira etapa é participar de palestras que abordarão temas como comunicação assertiva; reputação; como criar imagem positiva; como se portar nas redes sociais; como se posicionar em entrevistas etc. Algumas agências de PR que aplicam o treinamento, também contam com palestras sobre fala e postura com fonoaudiólogos. Saber até mesmo como se vestir e a importância dos gestos, é um dos itens que mais chamam atenção dos executivos. No final, é feito uma entrevista individual sob pressão com um jornalista de uma grande mídia, em que é possível realizar na prática uma entrevista com perguntas que podem colocar os porta-vozes em uma verdadeira saia justa.
Cada participante é, então, avaliado pela equipe presente, quando recebe um feedback, também individual, sobre sua postura e eficiência nas informações transmitidas.