O que é marketing de influência?

#luisaaccorsi #relaçõespublicas #marketingdeinfluencia #agenciadeinfluencers #youtubers #storytelling #atitudecom #comocontrataruminfluencer #comofazerumacampanhacominfluenciadores #ATDCGROUP #atitudecom

O acesso à internet e às redes sociais trouxe grande exposição do consumidor no meio digital para ações de marketing das empresas. Mas a tecnologia que aproximou também ofereceu dispositivos de bloqueios de anúncios. Para driblar esse obstáculo e chegar ao público-alvo, uma alternativa para divulgação de produtos e serviços e principalmente para criar conexões entre marcas e consumidores de forma efetiva é o marketing de influência. A tal “boca a boca” da internet traz uma abordagem focada em indivíduos que exercem influência ou liderança sobre uma audiência específica. 

Neste sentido, o marketing de influência é uma ferramenta que ganhou todas as atenções dos executivos de marketing e comunicação das empresas porque se baseia na colaboração entre marcas e influenciadores digitais que têm a capacidade de impactar as decisões de compra e opiniões de seus seguidores por meio de conteúdo orgânico, real e de empoderamento.   

Porém, como toda estratégia de comunicação, o desafio de gerar resultado positivo é alto e um dos maiores deles é encontrar influenciadores autênticos e relevantes para uma marca, além de estabelecer expectativas claras, manter a transparência nas parcerias e garantir que as mensagens promocionais sejam adequadas e eficazes para o público-alvo. 

Por se tratar ainda de um mercado novo, poucas agências no Brasil são especializadas no segmento. Na opinião dos maiores gestores de marketing e comunicação de grandes corporações e, que veem desenvolvendo  há pelo menos uma década campanhas com influencers, as agências de relações públicas ou de assessoria de imprensa, como são mais conhecidas no país, são as mais adequadas para desenvolverem campanhas com criadores de conteúdo, já que seus profissionais são especializados em construção de narrativa orgânica, são ótimos em relacionamento e têm a sensibilidade adequada para conceber escopos de campanhas com mais realidade e empatia.  

Agência de PR, Agência de Influencers ou plataformas para melhor construir e gerar campanhas com criadores de conteúdo digital? 

Gerar uma campanha de marketing de influência requer especialização, criatividade, relacionamento e conhecimento de métricas e storytelling. As etapas compreendem mapeamento de perfis, análise de métricas, concepção de KPI’s, contratação e negociação, construção de narrativa ou cocriação, gestão, aprovação e adequação do conteúdo, acompanhamento da postagem e relatório final com dados e análises. 

Algumas campanhas envolvendo um squad com muitos perfis e com embaixadores perenes, podem exigir, até mesmo, a criação de um dashboard para melhor visualização dos resultados e andamento das ativações. Resumindo, criar e gerenciar uma campanha com influencer precisa de conhecimento e dedicação de muitas horas. 

Não é incomum gestores de marketing e empreendedore ainda confundirem agências de influencers como agências de criação de campanhas com influencer, o que se trata de duas coisas diferentes. Uma agência de influencers é apenas uma agência de talentos e que limitará as escolhas por um gestor de marketing apenas no seu portfolio, além de ficar na mão com a opinião e escolhas dos influencers oferecidos, o que compromete a eficiência da narrativa e por consequência o resultado. 

Já as plataformas oferecem diversificação na oferta de serviços, mas a escalabilidade e assertividade também estão limitados as suas ofertas de perfis, que nem sempre terá cadastrado o creator que mais pode fazer match com sua marca.  

As agências de comunicação que oferecem serviços de PR e vêm se especializando neste setor, pode ser a melhor opção para empresas que querem usar o marketing de influência como conexão com seus públicos. Pra começar, as agências de PR foram as primeiras a acreditarem neste novo setor e se preocuparam desde o início em entender como elaborar estratégia, além de garantir relacionamento próximo incluindo em suas listas de contatos, diferentes perfis para receberem produtos ou experienciar serviços e eventos. De lá pra cá, esta valiosa ferramenta de divulgação vem se tornando um divisor de águas para muitas marcas, seja o objetivo da divulgação awareneness ou consideração e conversão.  

Veja também:

Podcast como Branded Content: você ainda vai ter um

Como encontrar o influenciador ideal para uma campanha? 

Os influencers que mais fizeram barulho em 2022