Por que contratar uma assessoria de imprensa digital?

Entre as atividades de comunicação exercidas ou contratadas pelas empresas, independentemente do porte ou setor de atuação, a assessoria de imprensa pode ser considerada uma das mais relevantes quando o objetivo é construção de imagem, reputação e consideração de marca. Seu principal propósito é trabalhar o relacionamento da marca, construindo elos de confiança com todo o ecossistema de pessoas e profissionais que se relacionam por meio das mídias. Mas este trabalho vai além. As agências de assessoria de imprensa digital, quando sedimentadas nos serviços de relações públicas, podem atuar construindo ações além da mídia, como elaborar planos de comunicação interna, marketing de influência, brand experience, campanhas diversas para diferentes públicos, além de gerenciamento de crise e marketing de conteúdo.

O resultado desse trabalho – que deve ser uma construção genuína e contínua – é a visibilidade da empresa junto aos públicos de interesse, por meio de ações que se tornarão em notícias orgânicas e recorrentes. Estabelecer uma relação de confiança com a mídia e credibilidade nas informações compartilhadas – uma vez que é alguém de fora da instituição opinando sobre a empresa – fazem também parte dessa estratégia de imagem e reputação do negócio.

Desta forma, mensalmente a assessoria de imprensa digital desenvolve press releases, sugestões de pauta, notas e comunicados, que serão direcionados aos formadores de opinião estabelecidos no planejamento estratégico – também desenvolvido pela agência responsável, em parceria com a equipe de marketing ou comunicação. Ações como a elaboração de eventos com seus públicos ou envio de press kits aos jornalistas, também podem fazer parte, pontualmente, das estratégias de comunicação, de acordo com o interesse e relevância das ações desenvolvidas pelo negócio. 

Outra atribuição de máxima importância desempenhada pela assessoria de imprensa, diz respeito à gestão de risco ou gerenciamento de crise. Não importa se o negócio já é contemplado por um bom posicionamento de mídia ou apresenta solidez em suas atividades e presença de mercado, nenhuma marca está livre de enfrentar uma crise de imagem. Neste sentido, a agência já estimula um trabalho de prevenção, consolidando e blindando sua reputação. Em casos de crise aguda, a manutenção da sua imagem é melhor conduzida.

Especialmente depois que as redes sociais ganharam relevância e a voz do consumidor ficou mais evidente, em questão de segundos, todo o trabalho de reputação construído por anos, pode vir por água abaixo. A assessoria de imprensa estará sempre pronta para agir, lidando com a situação de forma estratégica, esclarecendo os fatos à sociedade.

Por fim, mas não menos importante, para que todas as ações de relacionamento, reputação e até mesmo de gestão de crise obtenham o sucesso desejado, o media training é mais uma das atividades realizadas pela assessoria de imprensa. Ele consiste em preparar os porta-vozes da empresa para possíveis entrevistas, a partir do entendimento amplo do universo da comunicação, ajudando a evitar e corrigir comportamentos de risco dos executivos.

Não importa em que ponto da jornada de construção de imagem seu negócio se encontre, o Grupo ATDC pode ser seu maior aliado em assessoria de imprensa. Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba mais.